Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sri Shiva Ratri

Quinta dia 6 de março é Shiva Ratri (jejum de Ekadasi). O trecho abaixo foi retirado de uma aula dada por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja na Holanda em Julho de 1997.

“Sri Sanatana Gosvami escreveu que alguns Vaisnavas não seguem Siva Caturdasi, o dia do aparecimento do Senhor Siva ou Sankara. No Hari Bhakti Vilasa ele escreveu que os Vaisnavas devem honrar Sankara, e eles devem celebrar essa data. Eu comemoro esse dia. Eu conheço Sankara, porque em sua forma de Bankandi Mahadeva em Vrndavana ele era o amigo de Sanatana Gosvami. O Gopisvara se tornou Bankandi Mahadeva. Vocês conhecem essa história?

Quando Sri Sanatana Gosvami envelheceu, Sankara lhe disse, “Agora você está envelhecendo. Você não deve vir todo dia me visitar, porque você está vindo de muito longe. Sanatana Gosvami respondeu, “Eu devo vir. Eu não posso mudar esse hábito.” Então Gopisvara Mahadeva disse, “Então eu irei aparecer perto de você – na forma de Bankandi Mahadeva.” Ele se tornou então Bankandi Mahadeva e residiu perto do templo de Madana Mohana. Srila Sanatana Gosvami é também um amigo querido de Cakralesvara Mahadeva em Govardhana. Ele também costumava estar com Sankara em Kamyavan, onde ele é conhecido como Kamesvara. Ele não pode ficar sem Sankara.

Na forma de Nandisvara, Sankara se tornou a montanha de Nandagaon. Ele queria que todos os passatempos de Krsna acontecessem em suas costas. Quanto a Brahma, ele se tornou Brahma-parvata em Varsana. Porque ele é tão próximo à Srimati Radhika, por isso ele é nosso Gurudeva.

Isso é tattva. Nós devemos tentar honrar Sankara como um grande Vaisnava e Guru. Não o desonre. Nós não o adoramos separadamente, mas nós podemos comemorar Siva Caturdasi e glorificá-lo em relação ao relacionamento dele com Sri Krsna. Nós devemos oferecer pranama a ele com orações do tipo:

vrndavanavani-pate! Jaya soma soma maule
sanaka-sanandana-sanatana-naradedya
gopisvara! Vraja-vilasi-yugangri-padme
prema prayaccha nirupadhi namo namaste

“Ó porteiro de Vrndavana! Ó Soma, todas as glórias a você! Ó você cuja testa é decorada com a lua, e que é adorado pelos santos liderados por Sanaka, Sanandana, Sanatana e Narada! Ó Gopisvara, desejando que você derrame sobre mim esse prema pelos pés de lótus de Sri Sri Radha-Madhava que participam de passatemos bem-aventurados em Vraja-dhama, eu ofereço minhas reverências a você repetidas vezes.”

Sankara está dizendo a Sri Narada que Prahlada Maharaja é superior a ele. Por quê? Porque ele é “travesso”. Ele faz isso apaenas para dar coragem às pessoas mundanas. Na verdade, Prahlada não pode ir a Vrndavana, mas Sankara, na forma de Gopisvara, mora lá. Na forma de Hanuman, Sankara está sempre com Rama. Na forma de Bhima, ele está com Krsna. Quando Hanuman e Bhima se combinam na Kali-yuga, eles se tornam Madvacarya, nosso Sampradaya-guru.

Por isso, o Senhor Sankara faz serviços de muitas maneiras, e nós devemos sempre o honrar como nosso Guru. Ele é centenas de milhares de vezes superior a Prahlada porque ele sabe e medita na asta-kaliya-lila. Parvati também medita na asta-kaliya-lila. Isso é muito secreto, ainda assim ambos fazem. Mesmo que Sankara seja tão superior e mais adorável que Prahlada, ainda assim ele diz que Prahlada é superior. Por quê? Existem algumas rasões das quais eu explicarei mais tarde.”

terça-feira, 4 de março de 2008

Sri Isvara Puri-pada

Terça dia 4 de março é o dia do desaparecimento de Sri Isvara Puri-pada. No significado de Srila Prabhupada ao verso 11 do capitulo 9, Adi-lila do Caitanya Caritamrta está dito:

sri-isvarapuri-rupe ankura pusta haila
apane caitanya-mali skandha upajila

“A semente do serviço devocional frutificada na forma de Sri Isvara Puri, e também o prórpio semeador, Sri Caitanya Mahaprabhu, se tornaram o tronco principal da árvore do serviço devocional.”

Sri Isvara Puri morava em Kumarahatta, onde agora existe uma estação de trem conhecida como kamarhata. Perto há também uma estação conhecida como Halisahara, que pertence ao ‘Eastern Railway’ cujos trens vêm das estações do sudeste de Calcutá. Isvari Puri nasceu numa família de brahmanas e era o discípulo mais querido de Srila Madhavendra Puri. Na parte final do Sri Caitanya-caritamrta (Antya 8.28-31), está dito:

isvara-puri gosani kare sri-pada sevana
sva-haste karena mala-mutradi marjana
nirantara krsna-nama karaya smarana
krsna-nama krsna-lila sunaya anuksana

tusta hana puri tanre kaila alingana
vara dila krsne tomara ha-uka prema-dhana
sei haite isvara-puri premera sagara

"No final de sua vida Sri Madhavendra Puri ficou muito doente e completamente incapaz de se mover, então Isvara Puri se engajou por completo em serviço a seu Guru e até mesmo o limpava depois de suas necessidades. Sempre cantando o Hare Krsna maha-mantra e relembrando Sri Madhavendra Puri dos os passatempos do Senhor Krsna nos ultimos momentos de sua vida, Isvara Puri foi o melhor servo dentre os discípulos dele. Por isso Madhavendra Puri, estando muito satisfeito com ele, o abeçoou, dizendo, 'Meu menino querido, eu posso apenas orar a Krsna que ele fique satisfeito contigo.' Assim Isvara Puri, pela graça de seu mestre espiritual, Sri Madhavendra Puri, se tornou um grande devoto no oceano de amor a Deus." Srila Visvanatha Cakravarti estabeleceu em sua oração Gurv-astaka, yasya prasadad bhagavat-prasado yasyaprasadan na gatih kuto 'pi: "Através da misericórdia do mestre espiritual se é abençoado com a misericórdia de Krsna. Sem a graça do mestre espiritual não se consegue fazer nenhum avanço." É através da misericórdia do mestre spiritual que o discípulo se torna perfeito, como foi muito bem exemplificado aqui. Um Vaisnava é sempre protegido pela Suprema Personalidade de Deus, mas se ele aparenta estar doente, isso é uma chance dada ao seu discípulo para serví-lo. Isvara Puri satisfez seu mestre espiritual com seu serviço, e pelas bençãos dele ele se tornou uma personalidade tão elevada que o Senhor Caitanya Mahaprabhu o aceitou como Seu mestre espiritual.

Srila Isvara Puri foi o guru de Sri Caitanya Mahaprabhu, mas antes de iniciar o Senhor Caitanya ele foi a Navadvipa e residiu lá por alguns meses na casa de Gopinatha Acarya. Naquela época o Senhor Caitanya o conheceu, e é ditto que ele serviu Sri Caitanya Mahaprabhu por receitar seu livro, Krsna-lilamrta. Isso foi explicado no Sri Caitanya-bhagavata, Adi-lila, capitulo onze.

Para ensinar os outros com seu próprio exemplo como ser um discípulo fiel ao seu mestre espiritual, Sri Caitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus, visitou o local de nascimento de Isvara Puri em Kumarhatta e coletou um pouco de areia do local. Essa areia foi mantida com muito cuidado, e Ele costumava comer pequenas quantidades diariamente. Isso está estabelecido no Caitanya-bhagavata, Adi-lila, capitulo onze. Se tornou costume entre os devotos, seguindo o exemplo de Sri Caitanya Mahaprabhu, de ir àquele local e coletar areia também.