sri-isvarapuri-rupe ankura pusta haila
apane caitanya-mali skandha upajila
“A semente do serviço devocional frutificada na forma de Sri Isvara Puri, e também o prórpio semeador, Sri Caitanya Mahaprabhu, se tornaram o tronco principal da árvore do serviço devocional.”
isvara-puri gosani kare sri-pada sevana
sva-haste karena mala-mutradi marjana
nirantara krsna-nama karaya smarana
krsna-nama krsna-lila sunaya anuksana
tusta hana puri tanre kaila alingana
vara dila krsne tomara ha-uka prema-dhana
sei haite isvara-puri premera sagara
"No final de sua vida Sri Madhavendra Puri ficou muito doente e completamente incapaz de se mover, então Isvara Puri se engajou por completo em serviço a seu Guru e até mesmo o limpava depois de suas necessidades. Sempre cantando o Hare Krsna maha-mantra e relembrando Sri Madhavendra Puri dos os passatempos do Senhor Krsna nos ultimos momentos de sua vida, Isvara Puri foi o melhor servo dentre os discípulos dele. Por isso Madhavendra Puri, estando muito satisfeito com ele, o abeçoou, dizendo, 'Meu menino querido, eu posso apenas orar a Krsna que ele fique satisfeito contigo.' Assim Isvara Puri, pela graça de seu mestre espiritual, Sri Madhavendra Puri, se tornou um grande devoto no oceano de amor a Deus." Srila Visvanatha Cakravarti estabeleceu em sua oração Gurv-astaka, yasya prasadad bhagavat-prasado yasyaprasadan na gatih kuto 'pi: "Através da misericórdia do mestre espiritual se é abençoado com a misericórdia de Krsna. Sem a graça do mestre espiritual não se consegue fazer nenhum avanço." É através da misericórdia do mestre spiritual que o discípulo se torna perfeito, como foi muito bem exemplificado aqui. Um Vaisnava é sempre protegido pela Suprema Personalidade de Deus, mas se ele aparenta estar doente, isso é uma chance dada ao seu discípulo para serví-lo. Isvara Puri satisfez seu mestre espiritual com seu serviço, e pelas bençãos dele ele se tornou uma personalidade tão elevada que o Senhor Caitanya Mahaprabhu o aceitou como Seu mestre espiritual.
Srila Isvara Puri foi o guru de Sri Caitanya Mahaprabhu, mas antes de iniciar o Senhor Caitanya ele foi a Navadvipa e residiu lá por alguns meses na casa de Gopinatha Acarya. Naquela época o Senhor Caitanya o conheceu, e é ditto que ele serviu Sri Caitanya Mahaprabhu por receitar seu livro, Krsna-lilamrta. Isso foi explicado no Sri Caitanya-bhagavata, Adi-lila, capitulo onze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário