Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A ciência de Deus

Parte 1:


Abaixo, transcrição traduzida para o português das palavras de Srila Prabhupada no video acima:

"Prabhupada - Glorioso seja o vosso nome, meu Senhor Krsna, Personalidade de Deus! Que o seu nome seja glorificado! Esse é o nosso movimento. Não é sectarista, é um movimento muito cientifico. Movimento cientifico porque no momento presente, nós estamos todos vazios de Deus. Esquecidos de quem é Deus, e o que dizer do nome dEle. Eles não acreditam em Deus, e o que dizer do Seu nome, fama, morada, atividades, forma e qualidades. Como podemos saber? Não sistema de educação sobre a ciência de Deus.

Esse movimento, o movimento para a consciência de Krsna, está ensinando a consciência de Deus. Deus é absoluto. Absoluto quer dizer que não há diferença. Assim como no mundo relativo, esse é um mundo relativo. Mundo material quer dizer mundo relativo. Mundo relativo significa 'o filho'. Quando se diz 'o filho', deve-se haver um pai. Quando eu digo 'amigo', deve-se haver outro homem, amigo. Quando eu digo 'água', deve haver algo que seja água. Mas no mundo absoluto a palavra 'água' e a própria água são a mesma coisa. Isso se chama 'absoluto', sem diferença. Então no Reino de Deus, Deus é Deus, e o filho dEle também é Deus. Então, ao cantar Hare Krsna, você entra diretamente em contato com Deus. Esse é o significado de Hare Krsna.

Nós pensamos que estamos desfrutando, mas estamos sofrendo, na verdade. E porque não podemos entender o que é o sofrimento, o sofrimento está presente. Às vezes você chega a entender, mas nós aceitamos esse sofrimento como desfrute. Um homem está trabalhando muito pesado, o dia inteiro. Isso não é desfrute. Você tem um carro, está indo 70 milhas por hora, para o seu emprego, ganhando uma centena de dólares, então, você pensa que está desfrutando, mas esse esforço é sofrimento, você se esquece. E para esquecer tal sofrimento, toma vinho, isso e aquilo. Para esquecer o sofrimento. Então, na verdade, estamos sofrendo, mas aceitamos isso como desfrute. Isso se chama ilusão.

Qualquer pessoa que seja muito sensual, muito apegada à gratificação dos sentidos, são chamados de demônios. E aquelas pessoas que não se favorecem com a gratificação dos sentidos, mas utilizam esse corpo, essa vida, para a realização de Deus, realização de Krsna, eles são chamados de deuses. Existem duas classes de homens, demônios e deuses. Aqueles que estão engajados na Consciência de Krsna, eles não são Deus, e sim devotados (not God, but godly). E aqueles que não são, porque essa vida humana tem esse proposito, estão esquecendo nosso Pai, esquecendo nosso Deus.

Nós somos criminosos, nesse mundo material. Por isso, nossa único interesse é como sair dessa prisão, e voltar para o lar, voltar a Deus. Deus é que nem eu e você, uma pessoa. Mas ele é Oceano pacifico e nós somos gotas, só isso.

Devoto - Essa pergunta estava no Srimad Bhagavatam, que é uma escritura, que estudamos. É dito que Krsna não queria que nós viéssemos a esse mundo material. A pergunta é, se Krsna não queria que viéssemos, porque estamos aqui?

Prabhupada -
Sim, você forçou Krsna permitir que você viesse. Assim como, às vezes, uma criança força o pai. O pai diz: 'Meu querido filho, não faça isso, não vá lá." Mas a criança insiste: 'Bom, eu devo ir, eu devo ir'. 'Tudo bem, vá, tome o risco.' Isso é tudo, e você sofre, o que fazer? Porque você é filho de Deus, Deus possui independência, independência completa, todo-poderoso. Por isso você adquiriu a qualidade do seu Pai. Você adquiriu um pouco de independência. Deus não interfere na sua pouca independência. Começando com o Senhor Bhrama, até os vermes do excremento, gradualmente, de acordo com sua ação, de acordo com seu desejo, você fabrica seus diferentes tipos de corpos. E desfruta e sofre, isso é tudo."


Parte 2:


Abaixo, transcrição traduzida para o português das palavras de Srila Prabhupada no video acima:

"Prabhupada - Indriya significa 'sentidos', nós não podemos entender o que é Krsna, ou Deus. O nome dEle, forma, atributos, passatempos, nós não podemos compreender através desses sentidos materiais bruscos. Então, como deve ser entendido? No fim das contas, essa vida humana, tem como objetivo o entendimento de Deus. Esse é o único objetivo da vida humana. A natureza, natureza material, nos dá essa oportunidade de ter essa forma humana de vida. A facilidade dessa vida, dessa forma de vida, é nos dada somente para o entendimento de Deus. Outras formas de vida, gatos e cachorros, árvores, e tantas outras coisas. Existem 8.400.000 formas de vida. Então, em outras formas de vida não é possível entender o que é Deus. Porque, (se falarmos) a todos os cachorros do nosso país: 'Vem aqui, vamos conversar sobre Deus.' não há possibilidade de entendimento. Mas nessa forma humana de vida há possibilidade, não importa que se seja na Índia, América ou Austrália.

Qualquer ser humano, se ele tentar, e se ele ler as escrituras: tanto faz, Bíblia, Bhagavad-gita, Bhagavatam, então, ele entenderá Deus. O começo do Srimad Bhagavatam. Verdade absoluta é isso, aquele através de quem a existência de tudo surgiu. Agora, qual a natureza da verdade absoluta? Em tudo exitem duas coisas: matéria e espirito. Duas coisas. Assim como essa mesa é matéria. Nós, entidades vivas, somos espíritos. Nós somos almas espirituais. Esse corpo material é minha cobertura. Assim como uma roupa. Todos nós estamos vestidos. Cobertos por algum tipo de tecido. Da mesma forma, todos seres-vivos, estão vestidos com a cobertura material. Então, nós, almas espirituais, partes integrantes do Senhor, no momento presente, estamos cobertos por dois tipos de vestimentas. A cobertura sutil: mente, inteligencia e ego, e a cobertura grosseira. Sutil significa algo que a gente sabe que existe mas não podemos ver. Assim como você sabe que eu tenho mente, e eu sei que você tem mente. Mas eu não vejo a sua mente, e você não vê a minha mente. Eu sei que você tem inteligencia, e você sabe que eu tenho inteligência, mas nós não vemos o que é essa inteligência. Similarmente, identificação. Eu sou essa consciência. Então, da mesma forma, você possui consciência e eu possuo consciência. Mas nós não vemos. Então coisas que não são visíveis a esses olhos materiais, são chamadas sutis. A alma espiritual é ainda sutil. Então, a vida humana tem como objetivo entender essa alma espiritual e a Alma Suprema.

Devoto - Na Consciência de Krsna, o processo é ir além da doença da existência material, a primeira parte da pergunta é: como fazer isso, e a segunda parte da pergunta é: qual o resultado final após aceitar esse processo?

Prabhupada - O processo é transferir você da energia material para a energia espiritual. Nós estamos sob a energia. Deus possui duas energias. Energia material e energia espiritual. Nós também somos energia, somos a energia marginal (intermediaria). Então, energia marginal quer dizer que nós podemos ficar sob a energia material ou sob a energia espiritual. Quando nós fazemos nossa escolha... marginal, assim como na praia você percebe que às vezes na margem da água, a água está cobrindo a terra e às vezes a terra está descoberta. Isso se chama posição marginal. Similarmente, nós somos a energia marginal do Senhor. Entidades vivas. Então, nós podemos permanecer sob a água, significando energia material. Ou podemos nos manter fora também, na energia espiritual.

Devoto - Qual sua opinião a respeito do Senhor Jesus Cristo?

Prabhupada - Jesus Cristo. Senhor Jesus Cristo? Ele é filho de Deus, o melhor filho de Deus. Então, nós todos temos respeito por ele. Sim.

Devoto - São Francisco, fundador dessa ordem, que nós fomos convidados a visitar, encontrou Deus no mundo material, e ele costumava se direcionar aos aspectos desse mundo material como irmãos e irmãs. 'Irmã árvore', 'irmã água', dessa forma. Qual sua opinião sobre isso?

Prabhupada - Verdadeira consciência de Krsna. É verdadeira consciência de Krsna. Não é assim 'eu sou consciente de Deus e eu mato os animais'. Isso não é consciência de Deus. Aceitar as árvores, plantas, animais inferiores, formigas insignificantes ainda, como irmãos... Isso é explicado no Bhagavad-gita. brahma-bhutah prasannatatma na socati na kanksati samah sarvesu bhutesu mad-bhaktim labhate param. 'Sama' quer dizer igual, todas as entidades vivas devem ser vistas como almas espirituais. Qualquer um, não importa se é mulher, ou gato, ou cachorro, ou árvore, ou formiga, ou inseto, ou um grande homem. Todos são partes integrantes do Senhor. Eles estão simplesmente vestidos de maneiras diferentes. Um está vestido como uma árvore, o outro possui as vestes de um Rei, outro de um inseto. Isso também é explicado no Bhagavad-gita. Aquele que é pandita, a visão dele é equalizada. Então, se São Francisco estava pensando dessa maneira, esse é um padrão elevado de entendimento espiritual."

Parte 3:


"Prabhupada - Entender Krsna é muito difícil. O próprio Krsna disse no Bhagavad-gita. Dentre muitas milhares de pessoas, não apenas nessa Era, mas nas Eras passadas também... Dentre milhares de pessoas uma está tentando alcançar a perfeição. Geralmente, elas não têm conhecimento de como alcançar a perfeição. Eles não sabem o que é perfeição. Perfeição significa parar esse processo de nascimento, morte, velhice e doenças. Isso é perfeição. Todos estão tentando ser perfeitos, mas eles não sabem o que é perfeição. Perfeição significa isso: quando você se livra dessas quatro imperfeições. Quais? Nascimento, morte, velhice e doenças. Ninguém quer morrer. Mas acontece a força. "Você deve morrer". Isso é imperfeição. Mas esses tolos, eles não sabem. Eles pensam que nós devemos morrer. Mas não, porque você é eterno. Você não foi feito parar a morte. Mas a natureza te força, 'você deve morrer'.

O umbigo dEle é como flor de lótus, os olhos dEle são como flores de lótus. Os pés, pés de lótus. Então, lótus é a comparação da beleza de diferentes partes ou membros do corpo transcendental de Krsna. Deus é o Ser Supremo, composto dos seis tipos de opulências. Por isso, Ele atrai a todos. Essa é a definição da palavra 'Krsna'. Esse Bhagavad-gita foi falado por Krsna, a Pessoa Perfeita.

As dores e prazeres que surgem nesse corpo material, nós temos que sentir. Mas se alcançamos a plataforma espiritual, isso será entendimento da alma. Então, em qualquer condição nós seremos felizes.

(Devoto responde pergunta de um visitante sobre o porque Prabhupada foi aos Estados Unidos primeiramente. *Algumas partes não me foram compreendíveis - por isso não transcrevi*)

Devoto - Algumas pessoas dizem que a Consciência de Krsna é muito austera e que deveria ser seguida em estágios.

Prabhupada - O que é austero? Você está passando fome? Nós dizemos 'não comemos carne', isso é uma grande austeridade? Não faça sexo ilícito. Nós não dizemos 'não faça sexo'. Sexo ilícito. Onde está a austeridade?

Devoto - Devotos têm que acordar cedo de manhã, tomar banho frio.

Prabhupada - Isso é saudável. Porque acordar cedo, dormir cedo... Acordar cedo faz com que o homem seja saudável e sábio. Isto é fato. O que dizer de acordar cedo, eu praticamente não durmo de noite. Apenas duas horas. Ainda assim, eu acordo cedo de manhã. O que há de errado? Não, eu não durmo pela manhã."

[Nota: * Me perdoem por qualquer erro de português, tentei traduzir o mais fiel possível às palavras de Prabhupada, da mesma maneira em que foram ditas. *]

Um comentário:

Raghunandana dasa disse...

adorei dd, muito obrigado pela benção!!! (até o "fiei" da penultima linha, obrigado, rsrs.). radha bolo