Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

sábado, 1 de novembro de 2008

Renegar o que é mundano é externo*

[Hoje, dia 1 de novembro de 2008, é o dia do desaparecimento de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Tirobhava-Mahotsava]

*Pela primeira vez em português.

por Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada


[Trecho da Parte 3 da palestra "O mais compassivo dentre os Avatara"
Publicado na revista 'Rays of The Harmonist', Kartika, 2008.]

[Essa série de três partes composta por Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Prabhupada é baseada no seguinte verso:]

anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam
harih purata-sundara-dyuti-kadamba-sandipitah
sada hrdaya-kandare sphuratu vah saci-nandanah
(Vidagdha-madhava, 1.2)

"Que o filho de Srimati Saci-devi, Sri Gaurahari, para sempre se manifeste espontâneamente no âmago do seu coração. Ornamentado com o esplendor radiante do ouro derretido, Ele apareceu na Era de Kali devido a sua misericórdia sem causa para outorgar ao mundo aquilo que não era concedido há muito tempo - a beleza presente em Seu próprio ujjvala-prema-rasa bhakti radiante, isto é, o serviço no nível mais elevado da doçura do amor divino."

Na segunda parte desse artigo, Sri Ramananda explica a Sri Caitanya Mahaprabhu o valor de varnasrama-dharma como um meio de satisfazer o supremo Senhor Visnu. Quando Mahaprabhu rejeitou esse ponto, por considerá-lo externo, Ramananda Raya disse a Ele que quando alguém oferece a Krsna os resultados de suas atividades, isso é a essência de toda perfeição. (Sri Caitanya-caritamrta 8.58-9)

Sri Ramananda Raya então revelou o próximo tópico: o renunciar das ações fruitivas, ou karma-sannyasa. Em Kali-yuga, sannyasa se tornou meramente a aceitação da roupa de sannyasi, mas na verdade, o pré-requisito para sannyasa é a pureza do coração. Quando alguém se desapega dos resultados de suas próprias ações através da prática de trabalho altruísta (niskama-karma), a renuncia dela se torna perfeita. Mas por outro lado, se todos aceitarem sannyasa enquanto o coração ainda está impuro, a sede pelo desfrute vai permanecer intacto. Tal sannyasa não é o caminho para se alcançar amor por Krsna (krsna-prema).

Primeiramente, em Kali-yuga não é possível que todos aceitem karma-sannyasa. Além do mais, aqueles que têm a capacidade aceitar tal sannyasa, o que é um meio de se viver acima do karma, não passam do estado da harmonia entre três modos da natureza material. Tal sannyasa não é capaz de ajudar na obtenção do amor a Deus (bhagavat-prema).

Isto porque, o Rio Viraja (a linha que divide a natureza material e espiritual) é o exato local onde os três modos da natureza material co-existem em harmonia, e mesmo que o predomínio dos três modos não sejam distinguidos no Rio Viraja, a potência interna de Bhagavan ainda não se encontra em estado ativo.

[Ramananda Raya e Sri Caitanya Mahaprabhu]

Bhagavad-bhakti, devoção amorosa pelo Senhor Supremo, é possível quando se está sob o refúgio da potência interna dEle, conhecida como yoga-maya: “mahatmanas tu – as grandes almas sempre se mantêm sob o refúgio da Minha energia divina". Uma pessoa talvez se libere das garras da potência ilusória,maha-maya, mas, a não ser que ela se abrigue sob o refúgio da potência interna, yoga-maya, é impossível que ela compreenda a mensagem de Vaikuntha.

A razão principal do advento de Sri Gaurasundara nesse mundo foi para distribuir a mensagem de Vaikuntha aos habitantes daqui, e conceder a eles o imaculado, transcendental e espontâneo amor a Deus, bhagavata-prema. Tal prema é desprovido de qualquer proximidade com sentimentos como temor e reverência, e se manifesta do oceano de bhava (emoções transcendentais) presente na incomparável morada Goloka Vrndavana - o local mais elevado em Vaikuntha. O que, então, podem os renunciantes (sannyasis) vir a compreender sobre a Entidade Suprema, independentemente de seus corações serem puros ou não? Entendendo que tais renunciantes não possuíam elegibilidade para receber krsna-tattva-rasa, Sri Gaurasundara também rejeitou tal sannyasa, considerando-a externa.

Sri Ramananda Raya então falou sobre jnana-misra-bhakti, ou devoção que é misturada com o desejo por liberação. Nesse caminho, a partir do momento em que alguém finalmente alcança o estágio de auto-realização conhecido como brahma-bhuta e subsequentemente se torna pleno de bem-aventurança (brahma-bhuta-prasannatma), ele talvez compreenda o caminho de devoção ao Senhor. No entanto, enquanto ele realmente não veja tal caminho, o prospecto da união com o aspecto impessoal do Supremo (nirvisesa-sayujya-mukti) faz com que ele se torne cego. Para um devoto puro de Bhagavam, tal sayujya-mukti é tão ruim quanto o inferno. Ele recusa qualquer tipo de salvação outra que o serviço amoroso a Bhagavan, mesmo que o Senhor esteja ansioso para conceder-lhe vários outros tipos de mukti, como alcançar uma forma similar a dEle (svarupa-mukti) ou residência no mesmo planeta que Ele (salokya-mukti).

Por isso, em jnana-misra-bhakti não há esperança de se alcançar amor puro. Alguém que egoisticamente pensa que já está liberado, não tem nenhuma compreensão das variadas características da Realidade Absoluta - Aquele que expulsa todos os tipos de ilusões. Dessa forma, tais egoísmos refletem uma tendência antagônica a Bhagavan.

Sri Caitanya Mahaprabhu deu ao mundo o objeto eterno de adoração da entidade viva eternamente pura (a nitya sevya-vastu da nitya-suddha-jiva). A adoração da nitya sevya-vastu não é uma religião inventada que surgiu da imaginação de alguém; é a funcão instintiva da alma. Sri Caitanya Mahaprabhu veio para dar nos dar isso pessoalmente. Ele, então, é a personificação das seguintes palavras: "karunaya-avatirnah-kalau - a encarnação mais misericordiosa, que apareceu nessa Era de kali."


Traduzido da Sri Gaudiya Patrika,
Ano 7, No 3, 1956


Raro filme de Srila Prabhupada em cores (1973, New York):

Nenhum comentário: