Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O significado esotérico de Annakuta*

[Esse texto foi retirado do web-site da Sri Gauravani Gaudiya Math, onde muitos artigos relacionados a bhakti e informações sobre o caminho espiritual estão disponíveis.]

[*Pela primeira vez em Português]

por Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja

[No ano de 1949 Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, juntamente com seus irmãos espirituais e discípulos, fez o Kartika-vrata em Ayodhya.
No dia 22 de outubro de 1949, na ocasião do Annakuta-mahotsava, ele falou o o seguinte pequeno discurso.]


Existe um mantra no sruti que proclama:

annam vai brahma

"O grão alimentício (anna) é idêntico à entidade suprema transcendental (brahma-vastu)."

Deve-se realizar o sentido do sruti através de vidvad-rudhi-vrtti*, uma compreensão profundamente erudita de seu significado direto.

[* O significado de rudhi-vrtti é “significado direto ou primário”. Quando este termo recebe a qualificação através do adjetivo vidvad (erudito) se torna “o significado esotérico direto”.

Se aceitamos que este mantra simplismente indica o significado superficial da palavra anna – grão alimentício – ele somente intensificará nossa tendência de desfrutar deste mundo e mantendo nossa vaersão por Krsna, a qual é uma condição típica de almas condicionadas como nós. O grão alimentício (anna) que nasce da natureza material nunca pode ser considerado como substância transcendental (brahma). Entretanto, os alimentos que são oferecidos a Sri Hari são “brahma-vat-nirvikaram hi yatha visnu-stathaiva tat – como brahma, livres de qulaquer transformação; eles são o próprio Sri Visnu diretamente.”

A entidade transcendental é certamente brahma e em sua forma como vibração sonora (sabda) é recebida através dos ouvidos. Por esta razão, a entidade transcendental é conhecido como sabda-brahma. Similarmente, no termo anna-brahma do mantra acima, anna (grão alimentício) somente pode significar na verdade hari-katha, pois somente hari-katha dá satisfação e nutrição espirituais a alma, saciando a fome da alma. Se nós aceitamos anna transcendental, ou hari-katha, nossa alma se torna desperta enquanto desabrocha atingindo sua maturidade completa. Somente este hari-katha é prasada, ou a misericórdia de Bhagavan. Devemos aceitar como nosso objetivo a aceitação do hari-katha como nosso bhagavat-prasada verdadeiro.

Este anna na forma de hari-katha é certamente a Entidade Transcendental (brahma), porque o hari-katha é diretamente Sri Hari. As conclusões filosóficas perfeitasdas escrituras védicas confirmam que o significado da palavra brahma refere-se exclusivamente ao Senhor Visnu. Os mahajanas das épocas anteriores juntamente com nosso guru-varga, dão júbilo aos sentidos(go) de Sri Sri Radha-Govinda que se envolvem (vardhana) em formas sempre novas por fazer um anna-kuta, ou seja, uma montanha de anna na forma de hari-katha. Eles adoraram Sri Sri Radha-Govinda desta forma. Hoje no dia auspicioso do Sri Govardhana-puja e no Annakuta-mahotsava, nossa única atividade é glorificar Sri Sri Radha-Govinda.

[Sri Giridhari ]

Sri Govardhana é o melhor dos servos de Sri Hari, hari-dasa-varya. Embora Govardhana seja asraya-vigraha, a morada ou depósito de amor por Krsna, os devotos o vêem como visaya-vigraha, o objeto deste amor, ou o próprio Krsna. A gandhaki-sila, ou salagrama-sila, é adorada diretamente como Sri Narayana. Da mesma forma, a Govardhana-sila é adorada como o próprio Krsna. Govardhana-dhari (Sri Krsna, aquele que ergue a Colina de Govardhana) e Govardhana, são uma e a mesma identidade. Assim, esta avidez that intensa por satisfazer os sentidos (go) de Krsna é conhecida como krsna-kama ou krsna-priti, a qual sempre se elevam (vardhana) até novas dimensões, é de fato Govardhana.
Ao invés de adorar os semideuses como Indra ou semideusas, devemos adorar Govardhana de todas as formas. Esses são verdadeiramente os ensinamentos do Srimad-Bhagavatam.


Traduzido da Sri Gaudiya Patrika,
Ano 1, Número 10, 1949

tradução para o português: Basanti devi dasi


Nenhum comentário: