[*Pela primeira vez em Português]
por Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja
[No ano de 1949 Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, juntamente com seus irmãos espirituais e discípulos, fez o Kartika-vrata em Ayodhya.
No dia 22 de outubro de 1949, na ocasião do Annakuta-mahotsava, ele falou o o seguinte pequeno discurso.]
Existe um mantra no sruti que proclama:
annam vai brahma
"O grão alimentício (anna) é idêntico à entidade suprema transcendental (brahma-vastu)."
Deve-se realizar o sentido do sruti através de vidvad-rudhi-vrtti*, uma compreensão profundamente erudita de seu significado direto.
[* O significado de rudhi-vrtti é “significado direto ou primário”. Quando este termo recebe a qualificação através do adjetivo vidvad (erudito) se torna “o significado esotérico direto”.
Se aceitamos que este mantra simplismente indica o significado superficial da palavra anna – grão alimentício – ele somente intensificará nossa tendência de desfrutar deste mundo e mantendo nossa vaersão por Krsna, a qual é uma condição típica de almas condicionadas como nós. O grão alimentício (anna) que nasce da natureza material nunca pode ser considerado como substância transcendental (brahma). Entretanto, os alimentos que são oferecidos a Sri Hari são “brahma-vat-nirvikaram hi yatha visnu-stathaiva tat – como brahma, livres de qulaquer transformação; eles são o próprio Sri Visnu diretamente.”
A entidade transcendental é certamente brahma e em sua forma como vibração sonora (sabda) é recebida através dos ouvidos. Por esta razão, a entidade transcendental é conhecido como sabda-brahma. Similarmente, no termo anna-brahma do mantra acima, anna (grão alimentício) somente pode significar na verdade hari-katha, pois somente hari-katha dá satisfação e nutrição espirituais a alma, saciando a fome da alma. Se nós aceitamos anna transcendental, ou hari-katha, nossa alma se torna desperta enquanto desabrocha atingindo sua maturidade completa. Somente este hari-katha é prasada, ou a misericórdia de Bhagavan. Devemos aceitar como nosso objetivo a aceitação do hari-katha como nosso bhagavat-prasada verdadeiro.
Este anna na forma de hari-katha é certamente a Entidade Transcendental (brahma), porque o hari-katha é diretamente Sri Hari. As conclusões filosóficas perfeitasdas escrituras védicas confirmam que o significado da palavra brahma refere-se exclusivamente ao Senhor Visnu. Os mahajanas das épocas anteriores juntamente com nosso guru-varga, dão júbilo aos sentidos(go) de Sri Sri Radha-Govinda que se envolvem (vardhana) em formas sempre novas por fazer um anna-kuta, ou seja, uma montanha de anna na forma de hari-katha. Eles adoraram Sri Sri Radha-Govinda desta forma. Hoje no dia auspicioso do Sri Govardhana-puja e no Annakuta-mahotsava, nossa única atividade é glorificar Sri Sri Radha-Govinda.
Sri Govardhana é o melhor dos servos de Sri Hari, hari-dasa-varya. Embora Govardhana seja asraya-vigraha, a morada ou depósito de amor por Krsna, os devotos o vêem como visaya-vigraha, o objeto deste amor, ou o próprio Krsna. A gandhaki-sila, ou salagrama-sila, é adorada diretamente como Sri Narayana. Da mesma forma, a Govardhana-sila é adorada como o próprio Krsna. Govardhana-dhari (Sri Krsna, aquele que ergue a Colina de Govardhana) e Govardhana, são uma e a mesma identidade. Assim, esta avidez that intensa por satisfazer os sentidos (go) de Krsna é conhecida como krsna-kama ou krsna-priti, a qual sempre se elevam (vardhana) até novas dimensões, é de fato Govardhana.
Ao invés de adorar os semideuses como Indra ou semideusas, devemos adorar Govardhana de todas as formas. Esses são verdadeiramente os ensinamentos do Srimad-Bhagavatam.
Traduzido da Sri Gaudiya Patrika,
Ano 1, Número 10, 1949
tradução para o português: Basanti devi dasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário