Se testemunharmos uma discussão ou diferença de opinião entre Vaisnavas elevados, nós devemos ser cuidadosos e não tomar partido de um e blasfemar o outro. Nunca nos é beneficente enxergar tais argumentos como 'bate-bocas' comuns. Ao contrário, devemos pensar nisso como um veiculo para difundir e realçar o amor de ambos por Krishna, assim como as brigas verbais entre a Rainha Satyabhama e a Rainha Rukmini. O assunto transcendental da argumentação entre elas era sempre o mesmo - como satisfazer Krishna?
As diferenças de opinião entre Vaisnavas são inspirados por Sri Caitanya com o objetivo de nos instruir. Se alguém for tolo o bastante para tomar partido em tal debate, ele se torna um aparadhi por contradizer e criticar o outro Vaisnava, e os resultados são extremamente prejudiciais a ele. É como se alguém estivesse servindo Krishna com uma mão e com a outra mão estivesse dando tapas nEle. Assim que entendermos que os Vaisnavas são os diferentes membros do corpo transcendental de Krishna, iremos compreender que o Senhor e Seus devotos são inseparáveis.
Se adorarmos Krishna e Seus devotos sem diferenças, e nos mantermos imersos no serviço aos pés de lótus de Krishna, nos tornaremos imortais. Aquele que sinceramente narra ou ouve essas instruções auspiciosas será sempre protegido de cometer Vaisnava aparadha. O ponto a ser considerado aqui é que as vezes os 'desentendimentos' entre Vaisnavas dão prazer a Krishna, porque eles estão lutando por Ele. Mas se um devoto está contaminado por namaparadha e é levado a ofender um Vaisnava humilde, então, nenhuma simpatia da parte de Krishna pode alcançá-lo.
Fonte: livro 'O coração de Krishna' - Srila Bhakti Pramode Puri Gosvami Maharaja
ou original em holandês - Ruzies tussen zuivere toegewijden (Vaisnava Netwerk Nederland)
Nenhum comentário:
Postar um comentário