Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dia do Desaparecimento de Srila Bhaktisvarupa Damodara Maharaja

Hoje, dia 9 de outubro de 2008 é o dia do desaparecimento transcendental de Srila Bhaktisvarupa Damodara Gosvami Maharaja

Srila Bhaktisvarupa Damodara Maharaja é um dos discípulos mais proeminentes de Srila Prabhupada. Vaisnava desde seu nascimento, Sripad Maharaj ficou famoso por seus artigos onde ele provava cientificamente a existência da Suprema Personalidade de Deus. Ele deu sua vida inteira como uma oferenda aos pés de lótus de seu Guru, e retornou aos seus passatempos eternos em outubro de 2006, deixando para trás discípulos e tantos outros devotos que o amavam. Sripad Maharaja era famoso por sua humildade, carisma, e voz doce. Seu próprio siksa-guru, Srila Gaur Govinda Maharaj, afirmou muitas vezes que ele era um devoto puro de Krsna.

Srila Gurudeva em 1999 durante Kartika também afirmou que Sripad Maharaja e Srila Gaura Govinda Maharaja foram uns dos únicos que receberam verdadeiro sanyasi de Srila Prabhupada. Gurudeva também disse, que Srila Prabhupada sabia que Sripad Maharaja nunca cairia de sua posição, "ele nunca se desviou e nunca se desviará".


nama om visnu padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktisvarup damodara swamin iti namine


"Eu ofereço meus pranamas milhares de vezes aos pés de lótus de Srila Bhaktisvarupa Damodara Gosvami Maharaja que é muito querido a Sri Krsna."

nama sad-bhata-manaye manipur-udbhavaya ca
prabhupada lasad-vani pracara niratayate


"Eu ofereço minhas respeitosas reverências a você, a jóia principal dentre os devotos puros, que apareceu na terra de Manipur. Você está muitíssimo engajado em propagar a mensagem gloriosa de Srila Prabhupada."

babhruvahana-vamsadbhi samaya subha drstye
sunyavadi madebhendra simhaya-bhagavata namah


"Eu ofereço minhas respeitosas reverências a você, que apareceu como a Lua no oceano da dinastia Babhruvahana e cujo próprio olhar é imensamente auspicioso. Você é como o leão que vence o ateísmo dos sunyavadis, que são como elefantes enlouquecidos."

Dia 25 de Novembro de 2004 Pujyapada Bhaktisvarupa Damodara Maharaja veio ao templo de Srila Gurudeva em Govardhana, visitá-lo. Nessa ocasião, Srila Gurudeva disse:

Sripad Bhakti Svarupa Damodara Maharaja é muito qualificado. Ele não é sectarista, ele não pensa: “Eles são Gaudiya Matha e nós somos ISKCON.” Desde o começo eu o vi dessa maneira. Ele sempre quis que pregássemos juntos – pelo mesmo propósito – pela missão de Sri Caitanya Mahaprabhu e Nityananda Prabhu. Eu estou pedindo a ele que ele instrua os devotos, para que eles possam desenvolver consciência de Krsna.”

Sripad Maharaja então disse:

“Eu estava me lembrando Srila Narayana Maharaja hoje. Em Vrndavana, no nosso templo de Krsna-Balarama, nosso Festival de Desaparecimento de Srila Prabhupada fica incompleto sem ele. Eu conheci Srila Maharaja muitos anos atrás, quando ele estava nos guiando. Especialmente quando nosso Srila Prabhupada partiu, ele cuidou de nós de uma maneira maravilhosa e com muito amor – algo que nós nunca esqueceremos.
Eu oro para que eu obtenha as bênçãos de Srila Maharaja para que eu possa fazer meu seva a Srila Prabhupada.”

(Srila Gurudeva e Srila Bhaktisvarupa Damodara Maharaja)

Sripad Maharaja é mundialmente conhecido como Dr. Singh, por seus inumeros esforços no campo cientifico para conectar a ciência com a religião. Srila Prabhupada, por meio de conversas e correspondencias, deu muitas instruções detalhadas a Sripad Maharaja sobre o paradigma espiritual. Ele também instruiu Sripad Maharaja sobre como apresentar esse tópico cientificamente: "A teoria da evolução está no Padma Purana. Essa teoria não pertence a Darwin. Darwin plagiou o Padma Purana, e apresentou de maneira distorcida de acordo com sua própria imaginação. A alma está vagando por diferentes especies. Isso é conhecimento Védico.”

(Srpad Maharaja com Srila Prabhupada)

Aqueles que puderam testemunhar, sabem que Srila Prabhupada sempre que via Sripad Maharaja costumava dizer: "Todas as glórias a Svarupa Damodara!" O carinho imenso de Srila Prabhupada por seu discípulo verdadeiro se manifestou de diversas maneiras como bençãos por toda a vida de Sripad Maharaja. Srila Prabhupa o instruiu: "Você é um cientista, escreva livros, prove cientificamente que Deus é a pessoa Suprema."

Sripad Maharaja, apesar de toda posição que possuía, no mundo acadêmico, social e espiritual, sempre foi reconhecido por sua humildade e carisma constantes. Durante toda a vida, Sripad Maharaja viajou pelo mundo para satisfazer os desejos mais profundos do coração de Srila Prabhupada, que costumava passar horas e horas com Sripad Maharaja dando instruções sobre a ciência védica e a consciência de Krsna.

Sripad Maharaja também é memorável por seus kirtanas inesquecíveis e dulcíssimos e por suas melodias vindas de Manipur que derretia o coração de multidões por todo o mundo. Sripad Maharaja sempre se envolveu em movimentos inter-religiosos e em busca da paz mundial além de ter organizado centenas de fóruns sobre a origem da vida e a existência de Deus, abrindo os olhos de grande parte da comunidade cientifica em direção a Krsna.

(Sripad Maharaja no Brasil em 2002)


(Sripad Maharaja e Srila Gaura Govinda Maharaja)

Videos de Sripad Maharaja:







(Cerimonia de Samadhi de Sripad Maharaja feita por Srila Bhakti Bibudha Bodhayan Maharaja no Radha Kunda)

(pés de lótus de Sripad Maharaja)

(Sripad Maharaja liderando kirtan no estilo Manipuri)

2 comentários:

Unknown disse...

Que linda glorificação! Lembrando quando os pés dele pisaram em nossa casa, e trouxe tantas auspiciosidades. Parabéns, ficou lindo demais!

Ramananda Das disse...

Muito bela essa apresentação de nosso siksha-guru! Bom ver suas glórias sendo divulgadas por aqui!