Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Srila Prabhupada explica o caráter de um Vaisnava/Acarya

Srila Narottama dasa Thakura diz, chadiya vaisnava seva nistara payeche keba: A não ser que que se sirva os Vaisnavas não se pode ser liberado. O mestre espiritual inicia o discípulo para liberá-lo, e se o discípulo executa a ordem do mestre espiritual e não ofende outros Vaisnavas, o caminho dele será limpo.

Consequentemente, Sri Caitanya Mahaprabhu pediu a todos os Vaisnavas presentes que fossem misericordiosos com os dois irmãos, Rupa e Sanatana, que haviam acabado de ser iniciados pelo Senhor. Quando um Vaisnava vê que outro Vaisnava está recebendo misericórdia do Senhor, ele fica muito feliz. Os Vaisnavas não são invejosos. Se um Vaisnava, pela misericórdia do Senhor, é empoderado por Ele para distribuir os Santos Nomes do Senhor pelo mundo inteiro, outro Vaisnava fica muito contente - isso é, se ele é um verdadeiro Vaisnava. Por que deveria um Vaisnava invejar outro Vaisnava que é bem sucedido ao propagar os Santos Nomes do Senhor? Um verdadeiro Vaisnava, na verdade, fica feliz ao aceitar outro Vaisnava que está concedendo a misericórdia do Senhor. Uma pessoa comum vestida como um Vaisnava não deve ser respeitada, e sim negligenciada. Essa é a instrução dos sastras (upeksa). A palavra upeksa significa negligenciar. Deve-se negligenciar as pessoas invejosas. A obrigação de um pregador é a de amar a Suprema Personalidade de Deus, fazer amizade com os Vaisnavas, dar misericórdia aos inocentes e rejeitar ou negligenciar completamente aqueles que são invejosos e ciumentos. Existem muitas pessoas invejosas se vestindo como Vaisnavas nesse movimento para Consciencia de Krsna, e eles devem ser completamente negligenciados. Não há necessidade de servir uma pessoa invejosa que usa as roupas de um Vaisnava. Quando Narottama das Thakura diz chadiya vaisnava seva nistara payeche keba, ele está indicando o verdadeiro Vaisnava, não uma pessoa invejosa vestida como um Vaisnava.

Uma pessoa invejosa que se veste como um Vaisnava, não fica nem um pouco feliz ao ver o sucesso de outro Vaisnava que recebe a misericórdia do Senhor. Infelizmente nessa era de Kali há muitas pessoas comuns usando as vestes de Vaisnava e Srila Bhaktivinoda Thakura os descreveu como discípulos de Kali. Ele disse, Kali-cela, ele indica que há outro tipo de Vaisnava, um pseudo-Vaisnava usando tilaka na testa e kunti em volta do pescoço. Tal pseudo-Vaisnava se associa com dinheiro e mulheres e sente inveja dos Vaisnavas bem sucedidos. Mesmo fingindo ser Vaisnava, a única coisa que ele quer é ganhar dinheiro usando o desfarce de Vaisnava. Por isso, Bhaktivinoda Thakura diz que tal pseudo-Vaisnava não é um Vaisnava verdadeiro, e sim um discípulo de Kali-yuga. Um discípulo de Kali não pode se tornar Acarya pela decisão de alguma corte suprema. Votos de pessoas comuns não tem jurisdição para eleger um Vaisnava Acarya. Um Vaisnava Acarya é por si mesmo radiante, e não há nenhuma necessidade do julgamento de uma corte. Um falso Acarya pode tentar passar por cima de um Vaisnava através da decisão de uma 'corte suprema', mas Bhaktivinoda Thakura diz que ele não é nada além de um discípulo de Kali-yuga.

[Significado por Srila Prabhupada do Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 1. 218-219]

Fonte: 'Srila Prabhupada's concluding words' - krsna.org

Um comentário:

Unknown disse...

muito obrigada anandinha por esses textos maravilhosos e tao instrutores, são como velas na escuridao toda essa sabedoria, obrigada por compartilhar!! Radhe Radhee!