Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sri Ramanujacarya

Sábado 16 de fevereiro é o dia do desaparecimento de Sri Ramanujacarya. O texto abaixo é parte de uma aula dada por Srila Gurudeva.

“Sri Ramanujacarya é uma encarnação de Laksmana (irmão mais novo do Senhor Rama), e ele aceitou a Sri Sampradaya. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada propagou muitos ensinamentos dele, tais como os deveres de um sannyasi, os deveres do discípulo e a etiqueta Vaisnava. Ele ultilizou 108 ensinamentos. Nós seguimos tais ensinamentos, e também os publicamos em nossas Bhagavata Patrika e Gaudiya Patrika (Revistas em Hindi e Bengali).

Sri Ramanujacarya nasceu em uma família simples. Seus pais não eram muito ricos, mas eles pertenciam a uma casta muito elevada de brahmanas e eram muito eruditos. Ramanuja era um menino diferente dos outros meninos em sua infância. Enquanto estava sob a guia de um guru Mayavadi, chamado Yadavacarya, ele era muito estudioso. Um dia, quando seu guru estava dando uma explicação impessoal sobre um verso que contia a palavra taptyasana, ele comparou os olhos de lótus do Senhor com a parte traseira avermelhada do macaco. Ouvindo isso da boca de seu gurudeva, Ramanuja começou a chorar com muito sofrimento. Ele sentiu dor em seu coração ao ouvir que seu gurudeva tinha usado tal má analogia para descrever os olhos de lótus do Senhor. Depois de se recompor, muito educadamente ele perguntou se ele podia dizer algo sobre o verso. Yadavacarya permitiu, e Ramanuja muito belamente de muitas explicações de acordo com gramática sanscrita. Ele disse que o termo taptyasana na realidade significa aquele que trás água, e esse é o sol. A flor de lotus pela

potência do sol, desabrocha, e por isso os olhos do Senhor são comparados com o lótus, não com o macaco.

[...]

Mais tarde ele se casou, e sua esposa era muito briguenta. Seu caráter era rude Her behavior was discourteous and ela não gostava de cooperar, e muitos incidents aconteceriam, e ele teria que de alguma forma tolerar.

[...]

Depois que sua esposa foi embora com um brahmana, Ramanuja trancou sua casa e foi a Sri Rangam encontrar seu Gurudeva, Sri Yamunacarya. Ele queria aceitar sannyasa dele, mas quando ao chegar em Sri Rangam, ele ficou sabendo que Sri Yamunacarya tinha acabado de abandonar o corpo e seus discípulos estavam caminhando na procissão do guneral junto com o corpo divino de seu Gurudeva. Ramanuja se sentiu triste e com coração apertado. Ele pediu q eles paressem por um momento. Ele queria descobrir o corpo transcendental para que ele pudesse ter darsana da forma divina de seu Gurudeva. Ele observou que todos os dedos de uma das mãos de seu Gurudeva estavam abertos, e na outra mão, três dedos estavam fechados. Ele perguntou aos discípulos a sua vonta o porque disso, e ele queria saber quando aconteceu.

Ninguém soube responder. Eles disseram, “Nós não notamos isso antes; deve ter acontecido agora."

Ramanuja ficou em silêncio, e depois de algum tempo ele falou, na direção do corpo transcendental de Sri Yamunacarya. Ele disse, “Agora, eu primeiramente escreverei um comentário Vaisnava ao Vedanta, e eu irei pregar esse comentário Vaisnava pela Índia.” Um dedo se abriu, e Ramanuja prosseguiu dizendo, “Eu aceitarei tridandi-sannyasa nesse momento, e eu pregarei a mensagem de vaisnava-dharma e seus ensinamentos.”

Quando Sri Yamunacarya ouviu isso, seu Segundo dedo se abriu. Ramanuja então disse, “Eu escreverei sistematicamente sobre etiqueta Vaisnava, explicando o comportamento necessário para executar serviço devocional, e quais precauções devem ser tomadas. Eu também pregarei isso pela Índia.”

Após dizer sua terceira afirmação, Sri Ramanujacarya observou, junto com todos os presentes, que três dedos de Yamunacarya estavam agora abertos. Então naquele momento, Sri Ramanujacarya formalmente aceitou tridandi sannyasa de Sri Yamunacarya.”

[clique aqui para ler aula completa em inglês]

Nenhum comentário: