Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Vasanta Pancami

Segunda dia 11 de fevereiro é Vasanta Pancami. A seguir tradução de parte de uma aula dado por Srila Gurudeva na Flórida, dia 6 de fevereiro de 2003.

“Na Índia, o dia de hoje é um dia muito auspicioso. É Vasanta-pancami, o quinto dia da Primavera. ‘Vasanta’ significa ‘Primavera’ e ‘pancamisignifica ‘quinto dia.’


A temperatura na Índia tem sido muito fria até esse dia, mas agora a Primavera vai começar. A Terra será coberta por flores amarelas que vão nos relembrar a pitambara (roupa amarelada) do Senhor Krsna. Novos e avermelhados frutos vão surgir nas mangueiras e o ar será sempre muito cheiroso. Aqui nós temos muitas flores belas, mas nenhuma delas é tão bela e cheirosa quanto as flores de Vrndavana. A atmosfera em Vrndavana é preenchida com o aroma das belsi, chamelsi, juis, chatikas, malatis, lótus e outras flores, e o ar está tão carregado com esse aroma que ele quase não consegue se mover.

Durante a estação da Primavera, a vasanta-rasa de Sri Krsna acontece em Govardhana e no Chandra Sarovara, onde a Lua pára de se mover por uma noite inteira de Brahma -- milhares de anos aqui na Terra. Ela fica parada para ter o darsana da dança e para ouvir o cantar de Sri Sri Radha-Govinda e das gopis.


Srila Jayadeva Gosvami descreveu a vasanta-rasa-lila em seu Gita-govinda. Sri Caitanya Mahaprabhu costumava ouvir tais descrições e chorar muito alto, com lágrimas escorrendo pelo seu rosto e coração derretido. No Sri Caitanya-caritamrta vasanta-rasa foi descrita como aquilo que dá evidência vívida da proeminência de Srimati Radhika sobre as milhares de gopis.

Então hoje é um dia muito auspicioso, e na Índia e em outros locais os devotos comemoram com um belo festival. Nós oferecemos a Sri Sri Radha e Krsna acessórios amarelos, roupas amarelas, arroz amarelo, e muitas outras variedades de itens amarelos, e também oferecemos puspanna, preparação com arroz amarelo, manjaris de manga e folha de cevada fresca.


Por um mês kirtanas de Holi serão cantados, como, “Aje Viraja me hari he rasija.” ‘O Senhor Krsna junto com seus amigos e todas as gopis sob a guia de Srimati Radhika jogam jogos esportivos. A gopis querem vencer Krsna e Ele quer vencê-las’; e dessa forma muitas belas canções de Holi são cantadas por toda a parte”

Nenhum comentário: