Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Um dia muito especial

Segunda dia 11 de fevereiro é o dia do aparecimento de Srimati Visnupriya Devi, Sri Pundarika Vidyanidhi, Sri Raghunandana Thakura e Sri Raghunatha das Goswami e o dia do desaparecimento de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

- Aparecimento de Srimati Visnupriya Devi.

Srimati Visnu Priya devi era a esposa de Sri Caitanya Mahaprabhu. Depois que ele recebeu sannyasa, ela viveu uma vida de austeridades severas. Todo dia, ela separava um grão de arroz para cada volta de maha-mantra que ela cantasse. No fim do dia ela cozinhava e oferecia esses grãos a sua deidade do Senhor Caitanya, e isso era a sua única refeição.

(Sri Caitanya Mahaprabhu e Srimati Visnu Priya Devi)

“Hoje também é o dia do aparecimento de Srimati Visnu-priya devi, a manifestação de bhu-sakti e Satyabhama, que são expansões da prema-bhakti-svarupini, a corporificação de prema-bhakti. Os sentimentos de separação dela por seu marido, Sri Caitanya Mahaprabhu, eram muito elevados depois que ele recebeu sannyasi

(Srila Gurudeva)


- Desaparecimento de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura nasceu em Devagrama no distrito de Nadia, aproximadamente no ano de 1638. Seu mestre espiritual era Radharamana Chakravarti, discipulo de Krishnacarana Chakravarti. Mesmo sendo casado de acordo com os rituais sagrados, ele nunca mostrou o menos apego pela vida familiar. É dito que ele ensinou sua esposa o Bhagavatam, dando a ela a oportunidade de saborear esse néctar e a instruiu a se devotar apenas à adoração do Senhor e em seguida e ele abandonou o lar.

(Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)

Seguindo o exemplo de Sri Rupa, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura foi para Vrndavana, onde ele se dedicou por completo à vida espiritual. Por conta de seu compromisso com as instruções de seu guru, ele foi abençoado de muitas maneiras. Essas bênçãos se manifestaram na forma de boa fortuna para ele e oportunidades em residir muitos locais sagrados em Braja-dhama. E também na forma de muitos livros e literaturas essenciais dados por ele ao mundo vaisnava. Como comentários ao Srimad Bhagavat-gita e Bhagavatam. É dito também que quando ele escrevia, se por acaso chuvesse, água cairia por toda a parte mas não nele, deixando assim seu texto intacto.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura estabeleceu o templo e as deidades de Sri Gokulanandaji em Vrndavana e deixou esse mundo às margens do Radha-kunda em 1708.


- Aparecimento de Sri Pundarika Vidyanidhi.

pundarika vidyanidhi–bada-sakha jani yanra nama lana prabhu kandila apani

“Pundarika Vidyanidhi, o terceiro tronco principal, era tão querido ao Senhor Caitanya Mahaprabhu que quando ele não estava presente, o próprio Senhor Caitanya às vezes chorava.”

(Sri Caitanya Mahaprabhu e o Senhor Jaganatha)

Significado por Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada:

“No Gaura-ganoddesa-dipika, Srila Pundarika Vidyanidhi é descrito como o pai de Srimati Radharani na krishna-lila. Por isso Caitanya Mahaprabhu o tratava como pai.

Mais tarde Pundarika Vidyanidhi se tornou mestre de Gadadhara Pandita e amigo íntimo de Svarupa Damodara. A princípio Gadadhara Pandita confundiu Pundarika

Vidyanidhi, achando que ele era um homem comum, mas depois, por ter sido corrigido por Sri Caitanya Mahaprabhu, Gadadhara se tornou seu discípulo. Outro incidente na vida de Pundarika Vidyanidhi foi quando ele criticou o sacerdote do templo de Jagannatha, e por isso Jagannatha Prabhu o castigou pessoalmente, dando tapas em suas bochechas.”

(Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.14)


- Aparecimento de Sri Raghunandana Thakura.

raghunandana seva kare krsnera mandire
dvare puskarini, tara ghatera upare

“Raghunandana está constantemente engajado em servir o templo do Senhor Krsna. Ao lado da entrada do templo tem um lago, e nas margens desse lago tem uma árvore kadamba, onde ele coleta duas flores por dia para serem usadas no serviço a Sri Kr

sna” [Caitanya-caritamrta Madhya lila 15.128]

(Sri Krsnacandra)




Nenhum comentário: