Sri Sri Guru Gauranga Jayatah!

Antes de mais nada, os criadores dessa página oferecem suas milhares de reverências aos pés de lótus de Guru-pada-padma Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja, a jóia principal da coroa dos Rupanuga Vaisnavas e renomado Yuga-Acarya.

Esse web-site estará trazendo informações sobre o mundo Gaudiya Vaisnava, updates sobre Srila Gurudeva e outros acaryas, e postando o mais puro néctar diretamente de Goloka Vrndavana manifesto aqui na forma de Hari-katha, pelos mensageiros do Mundo Espiritual: os Gaudiya Vaisnavas.
Seja bem-vindo ao Gaudiya Vaisnava Express Brasil.

sinceramente ainda que adhama,

gaudiya vaisnava express unity

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura

25 de fevereiro foi o dia do aparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Segue trechos de uma aula dada por Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada no dia 13 de dezembro de 1973 em Los Angeles no desaparecimento de seu Mestre espiritual.

nama om visnu-padaya
krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktisiddhanta
sarasvatiti namine

Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura foi embora desse mundo material no dia 31 de dezembro de 1936. Quase 40 anos atrás. Então, existem duas fases, prakata e aprakata, aparecimento e desaparecimento. Não há nada a lamentar sobre o desaparecimento, porque Krsna e os devotos de Krsna, até mesmo os não-devotos, ninguém desaparece. Ninguém desaparece porque todas entidades vivas, assim como Krsna, são eternas. Isso está confirmado na Literatura Védica , nityo nityanam cetanas cetananam (Katha Upanisad 2.2.13). A descrição do Senhor Supremo também diz que ele é nitya, eterno, e as entidades vivas também são eternas. Mas ele é o eterno principal.

Então, espiritualmente, aparecimento e desaparecimento não são diferentes. No ponto de vista material, se por exemplo se seu filho nasce, você fica muito feliz. Mas quando o mesmo filho vai embora, você fica extremamente infeliz. Isso é material. E espiritualmente, não há tal diferença, aparecimento ou desaparecimento. Então, mesmo que hoje seja o dia do desaparecimento de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, não há nada a ser lamentado. Mesmo que nós sentimos saudades, mesmo que esse sentimento esteja presente, ainda assim espiritualmente, não há diferença entre aparecimento e desaparecimento."


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja

Sábado 23 de fevereiro é o dia do aparecimento de Paramagurudeva Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja. Os trechos abaixo foram traduzidos de uma aula dada por Srila Bhaktivedanta Vamana Goswami Maharaja no dia do desaparecimento de Paramagurudeva em 1998.

Nunca esqueça Sri Guru

“Hoje é viraha-tithi de nosso Gurudeva, o dia no qual nós sentimos saudades dele. Mesmo que, o aparecimento e o desaparecimento daqueles que estão na nossa linha Gaudiya guru-varga tenham a mesma importância, um homem comum normalmente pensa que ele precisa se devotar fielmente a seu Gurudeva apenas pelo tempo em que o guru está presente fisicamente. Tal pessoa tende a esquecer de seu Gurudeva quando seu ele parte desse mundo, ou em outras palavras, oculta seus passatempos manifestos. Tal atitude sem coerência é exterminada através do engajamento constante no serviço a Sri Hari, Guru e Vaisnavas. Se eles são os objetos constantes de nossas lembranças, não será possível esquecê-los. Mas se nós somos motivados a tentar adquirir algum ganho através deles, nós iremos facilmente esquecê-los.”

Sri Guru – Nosso guia constante

“Enquanto Srila Gurudeva está presente fisicamente, nós devemos desejar aprender o processo de sadhana-bhajana dele. Mas ao contrário, nós estamos mais interessados em saber as respostas de perguntas como: ‘Como eu poderei manter minha vida?’, ‘Como eu irei ter comida?’ e ‘Como eu terei roupas para me vestir?’ Para aqueles que são verdadeiros sadhakas, no entanto, comer, dormir e se vestir não têm real importância. Tais sadhakas dão valor apenas àquilo que encrementa seu sadhana-bhajana.

Por causa de nossa carência, nós devemos continuar tentando com paciência. Nós devemos continuar seguindo as instruções de Hari, Guru e Vaisnavas – isso é de máxima importância. Nós ouvimos repetidamente os mesmos assuntos, mas nossos corações e mentes não conseguem conter o que ouvimos. E mesmo que nós consigamos conter algo, essa capacidade de manter informações mentalmente apenas não tem nenhum valor. É necessário praticar o que ouvimos e viver de acordo com isso. Apenas assim o que ouvimos tem alguma significância verdadeira. Mas mesmo quando ouvimos, ouvimos e ouvimos muitas vezes, ainda assim nós tendemos a esquecer o que ouvimos rapidamente.”

O trecho abaixo foi traduzido de uma aula dada por Srila Gurudeva no dia do desaparecimento de Paramagurudeva em 1992:

“Esse mês pertence a Radhika, e o fato de que meu Guru Maharaja tenha adentrado os passatempos eternos nesse mês é um fato especial e precioso. Meu Guru Maharaja tinha uma caraterística distinta: dentro dele imenso guru-nistha existia, fé resoluta e devoção pelo seu próprio guru. Guru-nistha é a coluna vertebral de hari-bhajan. Sem guru-nistha ninguém pode fazer bhajan. Meu guruji estava sempre preparado para dar sua própria vida a seu guru. Certa vez em Navadvipa os sahajiyas, babajis, e smarta-brahmanas que eram contra a pregação de Prabhupada (Bhaktisiddhanta Saraswati) o atacaram e tentaram matá-lo. Quando todos começaram a correr, ocorreu um momento de pânico. E nesse momento, meu guruji, que na verdade era muito parecido com Srila Prabhupada, trocou suas próprias roupas brancas pelas roupas assafroadas de Prabhupada e espertamente fez com que Prabhupada pudesse escapar para Mayapura. Exemplos de discípulos assim que estão literalmente preparados a arriscar suas próprias vidas pelos seus gurus são realmente muito raros.”


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Sri Nityananda Trayodasi

Segunda 18 de feveiro é o dia do aparecimento de Nityananda Prabhu.

nitai-pada-kamala, koti-candra-susitala,

je chayaya jagat judaya

heno nitai vine bhai, radha-krsna paite nai,

drdha kori dhoro nitayera paya

“Os pés de lótus de Nitai são mais refrescantes que o brilho de milhares de luas. A sombra deles dão conforto ao universo. Ó irmão, sem uma personalidade como Nitai, não é possível alcançar Radha e Krsna. Então, segure fortemente os pés de lótus dEle.”

“Todas as glórias, todas as glórias ao Senhor Nityananda, através da misericórdia dEle eu alcancei o abrio na morada transcendental de Vrndavana!

Todas as glórias, todas as glórias ao misericordioso Senhor Nityananda, através da misericordia dEle eu alcancei abrigo os pés de lótus de Sri Rupa e Sri Sanatana!

Através da misericórdia dEle eu alcancei abrigo sob a grande personalidade Sri Raghunatha dasa Goswami, cuja misericórdia fez com que eu encontrasse abrigo sob Sri Svarupa Damodara.

Pela misericórdia de Sanatana Goswami eu aprendi as conclusões finais do serviço devocional, e pela graça de Sri Rupa Goswami eu saboriei o néctar mais elevado do serviço devocional.

Todas as glórias, todas as glórias aos pés de lótus do Senhor Nityananda, cuja misericórdia fez com que eu alcançasse Sri Radha-Govinda!

Eu sou mais pecaminoso que Jagai e Madai e mais inferior que os vermes no esterco.

Qualquer um que ouça meu nome perde automaticamente o resultado de suas atividades piedosas. Qualquer um que diga meu nome se torna pecaminoso.

Quem nesse mundo além de Nityananda poderia derramar Sua misericórdia em tal pessoa abominável como eu.

Porque Ele está intoxicado com o amor divino e por ser a corporificação da misericórdia, Ele não diferencia o que é bom e o que é ruim.

Ele libera todos os que caem na frente dEle. Por isso Ele liberou uma pessoa tão pecaminosa e caída quanto eu.

A misericórdia do Senhor Nityananda me mostrou Sri Madana-mohana e deu Ele a mim como meu Senhor e mestre.

Ele concedeu a alguém inferior como eu a visão do Senhor Govinda. Palavras não podem descrever isso, nem isso pode ser revelado.

A poeira e a sombra dos pés de lótus dos Vaisnavas foram concedidos a essa alma caída pela misericórdia do Senhor Nityananda.

Eu alcancei tudo isso por ter vindo a Vrndavana, e isso foi possível pela misericórdia do Senhor Nityananda.”

(Sri Krsnadas Kaviraja Goswami)

(Nityananda Prabhu)

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sri Varaha Mahadvadasi

Domingo 17 de fevereiro é Varaha Dvadasi: o dia do aparecimento do Senhor Varahadeva. A seguir, tradução de um trecho do livro “Dasavatara” de Srila Bhakti Ballabha Tirtha Goswami Maharaja.

No Laghu-Bhagavatamrta, está dito, “O Senhor Varaha apareceu duas vezes em uma kalpa (dia de Brahma). Ele apareceu durante o Svayambhuva-manvantara da narina de Brahma para resgatar o planeta Terra, durante o sexto manvantara (Caksusa-manvantara). Ele apareceu para salvar a Terra e matar Hiranyaksa.”

vasati dasana-sikhare dharani tava lagna
sasini kalanka-kaleva nimagna
kesava dhrta-sukara-rupa jaya jagadisa hare

(Jayadeva’s Dasavatara Stotra)

“Ó Kesava! Ó Senhor Supremo que assumiu a forma de um javali! Ó Senhor! O planeta Terra deitou-se em suas presas, e essa cena se acemelhava com a lua marcada por muitas depressões.”

Quando o Senhor manifestou-se no ventre de Devaki quando ela estava na prisão de Kamsa, Brahma ofereceu orações ao Senhor. Esse é o ultimo verso de tais orações:

matsyasva-kacchapa-nrsimha-varaha-hamsa-
rajanya-vipra-vibudhesu krtavatarah
tvam pasi nas tri-bhuvanam ca yathadhunesa
bharam bhuvo hara yaduttama vandanam te

(SB 10.2.40)

“Ó controlador supremo, Você aceitou anteriormente encarnações como Matsya (peixe), Asvagriva (cavalo), Kurma (tartaruga), Nrsimhadeva, Varaha (javali), Hamsa (ganço), como o Senhor Ramacandra, Parasurama e entre os semi-deuses, Vamanadeva, para proteger o mundo inteiro através de sua misericórdia. Agora, por favor, nos proteja de novo através de sua misericórdia, diminuindo as perturbações desse mundo. Ó Krsna, melhor dentre os Yadus, nós oferecemos respeitosamente nossas reverências a Você.”

“Hiranyaksa demonstrou seu poder ao usar sua arma e seu tridente, e finalmente ao causar ilusões e movendo fortemente seus punhos, mas o Senhor matou o demônio com a borda de sua arma. Esse passatempo foi descrito no terceiro canto, capítulos 18 e 19 do Srimad-Bhagavatam.”


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sri Ramanujacarya

Sábado 16 de fevereiro é o dia do desaparecimento de Sri Ramanujacarya. O texto abaixo é parte de uma aula dada por Srila Gurudeva.

“Sri Ramanujacarya é uma encarnação de Laksmana (irmão mais novo do Senhor Rama), e ele aceitou a Sri Sampradaya. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada propagou muitos ensinamentos dele, tais como os deveres de um sannyasi, os deveres do discípulo e a etiqueta Vaisnava. Ele ultilizou 108 ensinamentos. Nós seguimos tais ensinamentos, e também os publicamos em nossas Bhagavata Patrika e Gaudiya Patrika (Revistas em Hindi e Bengali).

Sri Ramanujacarya nasceu em uma família simples. Seus pais não eram muito ricos, mas eles pertenciam a uma casta muito elevada de brahmanas e eram muito eruditos. Ramanuja era um menino diferente dos outros meninos em sua infância. Enquanto estava sob a guia de um guru Mayavadi, chamado Yadavacarya, ele era muito estudioso. Um dia, quando seu guru estava dando uma explicação impessoal sobre um verso que contia a palavra taptyasana, ele comparou os olhos de lótus do Senhor com a parte traseira avermelhada do macaco. Ouvindo isso da boca de seu gurudeva, Ramanuja começou a chorar com muito sofrimento. Ele sentiu dor em seu coração ao ouvir que seu gurudeva tinha usado tal má analogia para descrever os olhos de lótus do Senhor. Depois de se recompor, muito educadamente ele perguntou se ele podia dizer algo sobre o verso. Yadavacarya permitiu, e Ramanuja muito belamente de muitas explicações de acordo com gramática sanscrita. Ele disse que o termo taptyasana na realidade significa aquele que trás água, e esse é o sol. A flor de lotus pela

potência do sol, desabrocha, e por isso os olhos do Senhor são comparados com o lótus, não com o macaco.

[...]

Mais tarde ele se casou, e sua esposa era muito briguenta. Seu caráter era rude Her behavior was discourteous and ela não gostava de cooperar, e muitos incidents aconteceriam, e ele teria que de alguma forma tolerar.

[...]

Depois que sua esposa foi embora com um brahmana, Ramanuja trancou sua casa e foi a Sri Rangam encontrar seu Gurudeva, Sri Yamunacarya. Ele queria aceitar sannyasa dele, mas quando ao chegar em Sri Rangam, ele ficou sabendo que Sri Yamunacarya tinha acabado de abandonar o corpo e seus discípulos estavam caminhando na procissão do guneral junto com o corpo divino de seu Gurudeva. Ramanuja se sentiu triste e com coração apertado. Ele pediu q eles paressem por um momento. Ele queria descobrir o corpo transcendental para que ele pudesse ter darsana da forma divina de seu Gurudeva. Ele observou que todos os dedos de uma das mãos de seu Gurudeva estavam abertos, e na outra mão, três dedos estavam fechados. Ele perguntou aos discípulos a sua vonta o porque disso, e ele queria saber quando aconteceu.

Ninguém soube responder. Eles disseram, “Nós não notamos isso antes; deve ter acontecido agora."

Ramanuja ficou em silêncio, e depois de algum tempo ele falou, na direção do corpo transcendental de Sri Yamunacarya. Ele disse, “Agora, eu primeiramente escreverei um comentário Vaisnava ao Vedanta, e eu irei pregar esse comentário Vaisnava pela Índia.” Um dedo se abriu, e Ramanuja prosseguiu dizendo, “Eu aceitarei tridandi-sannyasa nesse momento, e eu pregarei a mensagem de vaisnava-dharma e seus ensinamentos.”

Quando Sri Yamunacarya ouviu isso, seu Segundo dedo se abriu. Ramanuja então disse, “Eu escreverei sistematicamente sobre etiqueta Vaisnava, explicando o comportamento necessário para executar serviço devocional, e quais precauções devem ser tomadas. Eu também pregarei isso pela Índia.”

Após dizer sua terceira afirmação, Sri Ramanujacarya observou, junto com todos os presentes, que três dedos de Yamunacarya estavam agora abertos. Então naquele momento, Sri Ramanujacarya formalmente aceitou tridandi sannyasa de Sri Yamunacarya.”

[clique aqui para ler aula completa em inglês]

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Madhva Acarya

Sexta 15 de fevereiro é o dia do desaparecimento de Sri Madhvacarya, o acarya de nossa sampradaya. A seguir parte de uma aula dada por Srila Gurudeva dia 13 de outubro de 2005 em Mathura.

“Hoje é o dia do aparecimento de Sri Madhvacarya, que é o acarya de nossa Brahma-Madhva-Gaudiya Vaisnava Sampradaya. O nome de seu pai era Madhvagaya, e de sua mãe Vedavidya, e em sua infância seu nome era Vasudeva. Ele aceitou sannyasa quando ainda era muito jovem, e seu nome de sannyasa era Purna-prajna. Seu sannyasa-guru, que seguia a filosofia impersonalista mayavada, e seu nome era Sri Acyuta-preksa.

Madhva Acarya nasceu em Udupi, e sua esposa era uma pessoa. Ele é uma encarnação de Hanuman, Bhima e Vayu – por isso ele era muito forte.

Ele estabeleceu quarto Mathas (templos) principais. Em cada um dessas Mathas moravam dois sannyasis, então no total eram oito sannyasis. Esses oito sannyasi-acaryas praticaram adoração ao Senhor Krsna no sentimento das gopis, mas esse tipo de adoração não foi dado à polpulação em geral.”

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sri Advaita Acarya

Quarta 13 de fevereiro é o dia do aparecimento de Mahavisnu-avatara Sri Advaita Acarya. Jejúm até meio-dia e preparações de Ekadasi apenas. Quebrar jejúm até 2 horas após o nascer do sol.

A seguir, trecho do Sri Prabandhavai de Srila Gurudeva:

“Quando nasceu, Sri Advaita Acarya recebeu o nome Kamalaksa porque seus olhos era tão belos quanto petálas de lótus. Ele apareceu em Sri Hatya na Bengala ocidental. As vezes ele residia em Navadvipa e outras vezes em Santipura, e dessa forma começou a pregar sobre bhakti. Ele estava presente em Navadvipa quando Sriman Mahaprabhu nasceu. Sri Visvarupa, o irmão mais velho do Senhor Caitanya, frequentou a escola deAdvaita Prabhu.

Um dia Mãe Saci disse para Nimai ir chamar Seu irmão que estava na escola. Quando Ele chegou na escola e olhou para Sri Advaita Acarya, Ele disse: “O que Você vê? Você me chamou aqui, e você não me reconhece? Quando o momento apropriado chegar, Você certamente me reconhecerá.

Sri Advaita Acarya fez muitos passatempos maravilhosos e instrutivos, e Ele foi um assistente de todos os passatemos de Sri Caitanya Mahaprabhu. Por isso, hoje nós oferecemos orações especiais aos pés de lotus dEle – que Ele seja misericordioso conosco para que possamos progredier firmemente em bhakti e finalmente alcançar o serviço direto a Sri Gauracandra”


domingo, 10 de fevereiro de 2008

Um dia muito especial

Segunda dia 11 de fevereiro é o dia do aparecimento de Srimati Visnupriya Devi, Sri Pundarika Vidyanidhi, Sri Raghunandana Thakura e Sri Raghunatha das Goswami e o dia do desaparecimento de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

- Aparecimento de Srimati Visnupriya Devi.

Srimati Visnu Priya devi era a esposa de Sri Caitanya Mahaprabhu. Depois que ele recebeu sannyasa, ela viveu uma vida de austeridades severas. Todo dia, ela separava um grão de arroz para cada volta de maha-mantra que ela cantasse. No fim do dia ela cozinhava e oferecia esses grãos a sua deidade do Senhor Caitanya, e isso era a sua única refeição.

(Sri Caitanya Mahaprabhu e Srimati Visnu Priya Devi)

“Hoje também é o dia do aparecimento de Srimati Visnu-priya devi, a manifestação de bhu-sakti e Satyabhama, que são expansões da prema-bhakti-svarupini, a corporificação de prema-bhakti. Os sentimentos de separação dela por seu marido, Sri Caitanya Mahaprabhu, eram muito elevados depois que ele recebeu sannyasi

(Srila Gurudeva)


- Desaparecimento de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura nasceu em Devagrama no distrito de Nadia, aproximadamente no ano de 1638. Seu mestre espiritual era Radharamana Chakravarti, discipulo de Krishnacarana Chakravarti. Mesmo sendo casado de acordo com os rituais sagrados, ele nunca mostrou o menos apego pela vida familiar. É dito que ele ensinou sua esposa o Bhagavatam, dando a ela a oportunidade de saborear esse néctar e a instruiu a se devotar apenas à adoração do Senhor e em seguida e ele abandonou o lar.

(Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)

Seguindo o exemplo de Sri Rupa, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura foi para Vrndavana, onde ele se dedicou por completo à vida espiritual. Por conta de seu compromisso com as instruções de seu guru, ele foi abençoado de muitas maneiras. Essas bênçãos se manifestaram na forma de boa fortuna para ele e oportunidades em residir muitos locais sagrados em Braja-dhama. E também na forma de muitos livros e literaturas essenciais dados por ele ao mundo vaisnava. Como comentários ao Srimad Bhagavat-gita e Bhagavatam. É dito também que quando ele escrevia, se por acaso chuvesse, água cairia por toda a parte mas não nele, deixando assim seu texto intacto.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura estabeleceu o templo e as deidades de Sri Gokulanandaji em Vrndavana e deixou esse mundo às margens do Radha-kunda em 1708.


- Aparecimento de Sri Pundarika Vidyanidhi.

pundarika vidyanidhi–bada-sakha jani yanra nama lana prabhu kandila apani

“Pundarika Vidyanidhi, o terceiro tronco principal, era tão querido ao Senhor Caitanya Mahaprabhu que quando ele não estava presente, o próprio Senhor Caitanya às vezes chorava.”

(Sri Caitanya Mahaprabhu e o Senhor Jaganatha)

Significado por Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada:

“No Gaura-ganoddesa-dipika, Srila Pundarika Vidyanidhi é descrito como o pai de Srimati Radharani na krishna-lila. Por isso Caitanya Mahaprabhu o tratava como pai.

Mais tarde Pundarika Vidyanidhi se tornou mestre de Gadadhara Pandita e amigo íntimo de Svarupa Damodara. A princípio Gadadhara Pandita confundiu Pundarika

Vidyanidhi, achando que ele era um homem comum, mas depois, por ter sido corrigido por Sri Caitanya Mahaprabhu, Gadadhara se tornou seu discípulo. Outro incidente na vida de Pundarika Vidyanidhi foi quando ele criticou o sacerdote do templo de Jagannatha, e por isso Jagannatha Prabhu o castigou pessoalmente, dando tapas em suas bochechas.”

(Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.14)


- Aparecimento de Sri Raghunandana Thakura.

raghunandana seva kare krsnera mandire
dvare puskarini, tara ghatera upare

“Raghunandana está constantemente engajado em servir o templo do Senhor Krsna. Ao lado da entrada do templo tem um lago, e nas margens desse lago tem uma árvore kadamba, onde ele coleta duas flores por dia para serem usadas no serviço a Sri Kr

sna” [Caitanya-caritamrta Madhya lila 15.128]

(Sri Krsnacandra)




Vasanta Pancami

Segunda dia 11 de fevereiro é Vasanta Pancami. A seguir tradução de parte de uma aula dado por Srila Gurudeva na Flórida, dia 6 de fevereiro de 2003.

“Na Índia, o dia de hoje é um dia muito auspicioso. É Vasanta-pancami, o quinto dia da Primavera. ‘Vasanta’ significa ‘Primavera’ e ‘pancamisignifica ‘quinto dia.’


A temperatura na Índia tem sido muito fria até esse dia, mas agora a Primavera vai começar. A Terra será coberta por flores amarelas que vão nos relembrar a pitambara (roupa amarelada) do Senhor Krsna. Novos e avermelhados frutos vão surgir nas mangueiras e o ar será sempre muito cheiroso. Aqui nós temos muitas flores belas, mas nenhuma delas é tão bela e cheirosa quanto as flores de Vrndavana. A atmosfera em Vrndavana é preenchida com o aroma das belsi, chamelsi, juis, chatikas, malatis, lótus e outras flores, e o ar está tão carregado com esse aroma que ele quase não consegue se mover.

Durante a estação da Primavera, a vasanta-rasa de Sri Krsna acontece em Govardhana e no Chandra Sarovara, onde a Lua pára de se mover por uma noite inteira de Brahma -- milhares de anos aqui na Terra. Ela fica parada para ter o darsana da dança e para ouvir o cantar de Sri Sri Radha-Govinda e das gopis.


Srila Jayadeva Gosvami descreveu a vasanta-rasa-lila em seu Gita-govinda. Sri Caitanya Mahaprabhu costumava ouvir tais descrições e chorar muito alto, com lágrimas escorrendo pelo seu rosto e coração derretido. No Sri Caitanya-caritamrta vasanta-rasa foi descrita como aquilo que dá evidência vívida da proeminência de Srimati Radhika sobre as milhares de gopis.

Então hoje é um dia muito auspicioso, e na Índia e em outros locais os devotos comemoram com um belo festival. Nós oferecemos a Sri Sri Radha e Krsna acessórios amarelos, roupas amarelas, arroz amarelo, e muitas outras variedades de itens amarelos, e também oferecemos puspanna, preparação com arroz amarelo, manjaris de manga e folha de cevada fresca.


Por um mês kirtanas de Holi serão cantados, como, “Aje Viraja me hari he rasija.” ‘O Senhor Krsna junto com seus amigos e todas as gopis sob a guia de Srimati Radhika jogam jogos esportivos. A gopis querem vencer Krsna e Ele quer vencê-las’; e dessa forma muitas belas canções de Holi são cantadas por toda a parte”

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Carta de Srla Prabhupada a Srila Gurudeva

O texto que se segue é a tradução de parte de uma carta enviada em meados de 1966 por Srila Prabhupada na Ámerica a Srila Gurudeva em Mathura, Índia:

(Srila A.C. Bhakivedanta Swami Prabhupada)

“Sripad Narayana Maharaja,

Eu recebi sua carta datada 20.09.66 a tempo. Nosso relacionamento é certamente baseado em amor espontâneo. Por causa disso não há nenhuma chance de nós esquecermos um do outro. Pela misericódia de Sri Guru e Gauranga que tudo seja auspicioso para você. Essa é a minha oração constante. Desde a primeira vez em que eu te vi eu tenho sido seu constante bem-querente. A primeira vez que ele me olhou, Srila Prabhupada (Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur) também me viu com tanto amor. Foi no meu primeiro darsana de Srila Prabhupada (Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur) que eu aprendi como amar. É a misericórdia sem limites dele que faz com que ele mantenha engajada uma pessoa que não merece como eu, em satisfazer alguns dos desejos dele. É a misericórdia sem causa dele que me faz pregar a mensagem de Sri Rupa e Sri Raghunatha.

[…]

Nivedana

(eu me ofereço a você)

Sri Bhaktivedanta Swami”

(Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja)


Saudade verdadeira

"... Nessa atmosfera, Sri Caitanya Mahaprabhu fez Seus associados cantarem um verso do Sri Gita-Govinda que começa com as palavras 'lalita-lavanga-lata,' enquanto Ele dançava e vagava com eles. Enquanto ele dessa forma perambulava ao redor de cada árvore e trepadeira, ele foi de encontro com uma árvore asoka e de repente viu o Senhor Krsna. Ele começou a correr muito velozmente, mas Krsna sorriu e desapareceu. Por ter por instância tido Krsna e tê-lO perdido de novo, Ele caiu no chão inconsciente."
(Caitanya-caritamrta, Antya-lila 19.84-87 - Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

(Sri Gaura-Hari)

yugayitam nimesena caksusa pravrsayitam

Sunyayitam jagat sarvam govinda-virahena me


"Ó sakhi, sentindo saudade de Govinda, até mesmo um momento parece um milênio. Lágrimas escorrem de meus olhos como uma tempestade na estação de chuvas e esse mundo inteiro me parece vazio."

(Sri Caitanya Mahaprabhu, Siksastaka 7)


(Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura)

“Se nós considerarmos o sloka yugayitam nimesena, apenas um piscar de olhos se parece com um milênio inteiro para aquele que está experimentando saudade verdadeira. Ainda assim, não apenas um piscar de olhos, ou um ou dois dias, nem mesmo um ou dois anos, mas completos vinte anos se passaram e ainda o fogo da saudade não adentrou profundamente meu coração. Por que não?”

(Oferenda de Srila Bhakti Kusuma Sramana Maharaja a seu Gurudeva, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura Prabhupada)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Vyasa Puja de Srila Gurudeva!

Dia 6 de fevereiro é o dia do aparecimento transcendental de Srila Gurudeva. À seguir, parte da tradução de uma entrevista com Srila Gurudeva sobre a história da vida dele, aqui apresentada para o prazer espiritual do fiel leitor e para glorificar a vida do nosso Yuga-Acarya.


"Em 1921, no mês de Magha, na noite de amavasya, eu nasci. Meu pai e minha mãe me contaram isso. O nome do meu pai era Pandit Balesvara Nath Tiwari e o da minha mãe, Srimati Laksmi Devi. Eles foram iniciados na Sri Sampradaya. Ambos eram peritos em canções Vaisnava. Meu pai era perito em luta, canções e todos os tipos de atividades sociais. Ele era humilde e sabia etiqueta Vaisnava apropriada. Sua vida era vivida de acordo com a Religião.

No momento do meu nascimento, de acordo com a astrologia, o nome Sriman Gaura Narayana foi dado a mim pelo sacerdote da família. Desde meu nascimento eu era muito inocente. Minha mãe disse que eu não costumava chorar. Aonde quer que ela me colocasse para sentar, eu ficaria sentado calmamente. Por isso todos me chamavam de "bholanath" (um dos nomes de Shivaji).

Desde a adolescência eu era interessado em Dharma. Talvez por causa de sat-sanga que eu tenha tido na minha vida passada, ou eu tinha samskaras para o caminho de Dharma. Eu costumava ir a festivais religiosos com meu pai. E junto com meu pai eu escutava Ramayana, Mahabharata e outras escrituras. Meu pai, depois de terminar seus afazeres domésticos de noite, me contava todo o Ramayana e Mahabharata do começo ao fim, às vezes. Muitas pessoas da vila vinham escutá-lo com fé.

Na minha adolescência eu tive tanto samskara que quando eu lia o Ramayan de Tulsidas eu chorava por horas e continuava lendo. E quando eu parava de chorar eu começava a ler de novo. Especialmente quando Ramacandra foi enviado para a floresta; quando ele rejeitou Sita; Quando Sita entra em Patala e outros assuntos, me deixavam imerso em emoções. Tanto que em meus sonhos eu vi a luta entre Rama e Ravana e o serviço de Hanuman. Eu costumava ter darsana de Hanuman em meus sonhos.

Certa vez eu vi que em uma carruagem celestial Rama, Laksmana, Sita e Hanuman pousaram na minha frente. Um esplendor transcendental brilhava forte. E quando eu quis tocar os pés deles, eles desapareceram. Foi um sonho, às 4 horas da manhã. Naquele momento eu fiquei muito feliz.

Na escola enquanto eu estudava, na minha sala de aula, eu estava sempre em primeiro ou segundo lugar. Especialmente, no segundo grau, depois de ser admitido em corrida de 1 milha, 5 milhas, em pulo a longa distância, em ciclismo, em canoagem etc, eu sempre chegava em primeiro lugar. No segundo grau especialmente em maratona etc, ninguém mais conseguia a posição de primeiro lugar. Eles já sabiam que iam chegar em segundo, eles diziam "ele vai ser o primeiro."

(Srila Gurudeva na Holanda em 2005 quando ganhou o prêmio de Guru número 1)

[..]

Certa vez na nona série, depois de eu ter vencido um debate de Sânscrito, conseguindo o primeiro lugar, eu ganhei como recompensa um livro sobre a história da vida e as instruções de um Vaisnava Acarya da Nimbarka Sampradaya. Depois de ler sobre como ele tinha etiqueta vaisnava, apego a harinama e um forte bhakti-sadhana, gosto por harinama surgiu em mim. Toda sakti existe em nama, Isso eu entendi através da história de vida dele.

Quando eu estudava no segundo grau, eu gostava muito de História. Eu sempre tinha minhas melhores notas em história. Eu lia nos livros de história, no assunto de Sri Caitanya Mahaprabhu, resumos sobre a história dEle, e eu vi como eram longos os cabelos cacheados dEle e a absorção que ele tinha em kirtana, isso teve uma grande e profunda influência na minha vida."

[fim da primeira parte, segunda parte será postada a seguir.]

[para ver entrevista completa em inglês, clique aqui]


Jaya Gaura!

[clique na foto para aumentá-la]

“Que o filho de Srimati Saci-devi, Sri Gaurahari, para sempre se manifeste espontaneamente dentro do mais profundo âmago do seu coração. Decorado com o mais magnificente e radiante ouro derretido, Ele descendeu (avatirnah) nessa era de Kali por causa de Sua misericórdia sem causa, apenas para derramar sobre o mundo aquilo que não havia sido dado por um bom tempo – a beleza de seu próprio brilho radiante ujjvala-prema-rasa bhakti, serviço à mais elevada doçura do amor divino.”

(Vidagdha-madhava 1.2)


sábado, 2 de fevereiro de 2008

Dia do aparecimento de Srila Bhaktivedanta Trivikrama Maharaja

Domingo dia 3 de fevereiro é o dia do aparecimento de Srila Bhaktivedanta Trivikrama Maharaja. A seguir trechos de uma aula dada por Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja:

'Foi Srila Trivikrama Maharaja quem me ensinou como fazer kirtana, como pregar e como coletar doações' (Srila Gurudeva)

“Guru Maharaja tinha três pilares da devoção - três sevakas proeminentes. Parama-pujyapada Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Maharaja, Parama-pujyapada Sri Srimad Trivikrama Maharaja e eu começamos a servi-lo completamente,com nossas vidas e almas, levando nossas vidas em nossas mãos [uma expressão indiana que significa “pronto para por nossas vidas em risco”]. Desde o começo, Pujyapada Vamana Maharaja, Pujyapada Trivikrama Maharaja e eu nos tornamos os três pilares da Gaudiya Vedanta Samiti pela ordem de meu Guru Maharaja.”


'O maior e mais grave dos sofrimentos é Vaisnava-viraha, saudade dos Vaisnavas puros.'
(Sri Ramananda Raya)

“As vezes nós tínhamos diferentes idéias e por isso nossos argumentos se contradiziam, mas ele me honrava de forma grandiosa. Mesmo que eu honrasse ele como meu siksa-guru, em seus últimos dias, ele costumava prestar sastanga pranama a mim. Ele até mesmo costumava oferecer pranamas às minhas sandalias quando eu não estava presente. Ninguém mais poderia ter feito isso; ele era tão educado e humilde.”

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Srila Bhaktisvarupa Damodara Maharaja

Srila Bhaktisvarupa Damodara Maharaja é um dos discípulos mais proeminentes de Srila Prabhupada. Vaisnava desde seu nascimento, Sripad Maharaj ficou famoso por seus artigos onde ele provava cientificamente a existência da Suprema Personalidade de Deus. Ele deu sua vida inteira como uma oferenda aos pés de lótus de seu Guru, e retornou aos seus passatempos eternos em outubro de 2006, deixando para trás discípulos e tantos outros devotos que o amavam. Sripad Maharaja era famoso por sua humildade, carisma, e voz doce. Seu próprio siksa-guru, Srila Gaur Govinda Maharaj, afirmou muitas vezes que ele era um devoto puro de Krsna.

Srila Gurudeva em 1999 durante Kartika também afirmou que Sripad Maharaja e Srila Gaura Govinda Maharaja foram uns dos únicos que receberam verdadeiro sanyasi de Srila Prabhupada. Gurudeva também disse, que Srila Prabhupada sabia que Sripad Maharaja nunca cairia de sua posição, "ele nunca se desviou e nunca se desviará".

Dia 25 de Novembro de 2004 Pujyapada Bhaktisvarupa Damodara Maharaja veio ao templo de Srila Gurudeva em Govardhana, visitá-lo. Nessa ocasião, Srila Gurudeva disse:

Sripad Bhakti Svarupa Damodara Maharaja é muito qualificado. Ele não é sectarista, ele não pensa, “Eles são Gaudiya Matha e nós somos ISKCON.” Desde o começo eu o vi dessa maneira. Ele sempre quis que nós pregássemos juntos – pelo mesmo propósito – pela missão de Sri Caitanya Mahaprabhu e Nityananda Prabhu. Eu estou pedindo a ele que ele instrua os devotos, para que eles possam desenvolver consciência de Krsna.”

Sripad Maharaja então disse:

“Eu estava me lembrando Srila Narayana Maharaja hoje. Em Vrndavana, no nosso templo de Krsna-Balarama, nosso Festival de Desaparecimento de Srila Prabhupada fica incompleto sem ele. Eu conheci Srila Maharaja muitos anos atrás, quando ele estava nos guiando. Especialmente quando nosso Srila Prabhupada partiu, ele cuidou de nós de uma maneira maravilhosa e com muito amor – algo que nós nunca esqueceremos.
Eu oro para que eu obtenha as bênçãos de Srila Maharaja para que eu possa fazer meu seva a Srila Prabhupada.”



Oração aos pés de lótus de Sri Krsna (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

krsna taba punya habe bhai

e-punya koribe jabe radharani khusi habe

dhruva ati boli toma tai

Tradução: Enfaticamente, eu lhes digo, Ó irmãos, vocês obterão sua boa fortuna, vinda do Supremo Senhor Krsna, apenas quando Srimati Radharani ficar satisfeita com vocês.

sri-siddhanta saraswati, saci-suta priya ati,

krsna-sebaya jara tula nai

sei se mohanta-guru, jagater madhe uru,

krsna-bhakti dey thai thai

Tradução: Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, que é muito querido ao Senhor Gauranga, o filho da Mãe Saci, é incomparável em seu serviço ao Supremo Senhor Krsna. Ele é o mestre espiritual grande e santo que derrama devoção intensa a Krsna em diferentes locais do mundo inteiro.


tara iccha balavan, pascatyete than than,

hoy jate gauranger atisay

prhtivite nagaradi, asamudra nada nadi,

sakalei loy krsna nam

Tradução: Por seu forte desejo, os santos nomes do Senhor Gauranga se expandirão por todos os países do mundo Ocidental. Em todas as cidades, vilas e aldeias da Terra, de todos os oceanos, mares, rios e riachos, todos cantarão o santo nome de Krsna.

tahale ananda hoy, tabe hoy dig-vijay,

caitanyer krpa atisay

maya dusta jata duhkhi, jagate sabai sukhi,

vaisnaver iccha purna hoy

Tradução: À medida que a imensa misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu conquistar todas as direções, um dilúvio de êxtase transcendental cobrirá certamente a Terra. Quando todas as pecadoras e miseráveis entidades vivas se tornarem felizes, o desejo dos Vaisnavas será satisfeito.

[...]

[Clique aqui para ver toda a poesia de Srila Prabhupada]

Rupanuga-sampradaya

"A rupanuga-sampradaya, os seguidores da linha de Sri Rupa, são aqueles que tem o singular gosto pelo serviço no grupo de Radharani. Naquele plano, não existe entrada para nenhuma exploração mundana ou renuncia, e nem mesmo para a devoção legalizada ao sastra. O tipo de devoção mais elevado não é controlado por nenhuma lei. É espontâneo e automático. O sacrifício de mais alto nível é apenas possível nesse grupo. O mais elevado tipo de sentimento é distribuído pelo grupo de Srimati Radharani, e isso nunca poderá ser comparado com nenhum alcance previamente ocorrido nem mesmo no fator eterno de tempo e espaço.




Nós abandonamos todas as preocupações sociais e tantas outras algemas. Para que? Pela Verdade Absoluta. E aonde quer que eu encontre isso, eu devo prestar respeitos, abaixando minha cabeça. E se uma grande alma nos diz, “Esse é o caminho no qual você encontrará a forma de eliminar sua sede. Nesta linha que segue em zigue-zague,” nós devemos aceitar isso para o nosso próprio interesse. Nós não somos adoradores da forma, mas da substância. Se a corrente de substância spiritual segue para outro lado, mas eu penso que eu devo tentar ir para esse lado para alcançar meu objetivo, isso é apenas inveja, tendência cega de se manter a algo físico. Nós devemos nos libertar dessa contaminação material e tentar entender o valor da verdade espiritual. Nós devemos sempre estar preparados para isso. Nós devemos seguir o que for necessário, para o nosso próprio interesse."

(Srila Bhakti Rakshaka Sridhar Goswami Maharaja)